Saburra Lingual: Placa esbranquiçada e pastosa que se forma em cima da língua, e que pode provocar desconforto ao comer e mau hálito.
Popularmente conhecida como “língua branca”, a saburra lingual acontece principalmente devido à falta de higienização ou cuidados incorretos com a língua, embora também possa ser sinal de algumas doenças, como diabetes ou problemas no fígado.
As principais causas da saburra lingual são: higienização incorreta dos dentes e da língua; fatores psicológicos, como estresse e depressão, pois deixa o sistema imune mais fragilizado; jejum prolongado; dieta rica em alimentos pastosos; papilas gustativas elevadas; tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas; desidratação; presença de fissuras na língua, permitindo que os microrganismos não sejam removidos facilmente da língua.

Imagem: LAFF – Liga Acadêmica de Farmacologia e Fisiologia – UNIFOA
A saburra lingual é um processo natural que acontece como consequência da diminuição da produção de saliva e do acúmulo e microrganismos na língua, resto de alimentos e restos celulares; e, também, um sinal ou sintoma de diabetes, alterações no estômago ou problemas relacionados ao fígado.
Ressalta-se que, em caso de mau hálito, mesmo após higienização bucal e observação de língua esbranquiçada, o correto é consultar um dentista ou um gastroenterologista, para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado, sendo importante ir ao médico caso existam outros sintomas além da saburra.

