Insuficiência de frota, baixa qualidade dos serviços, falta de pontualidade, veículos em má condição de uso e ausência de transparência são algumas das reclamações dos moradores de Honório Bicalho e região.
Relatos e evidências de que o transporte coletivo em Nova Lima, principalmente em Honório Bicalho, especificamente no que se refere ao serviço de ônibus, é considerado de má qualidade por muitos moradores. Uma pesquisa recente demonstrou que o transporte público é o serviço mais mal avaliado na cidade. A falta de pontualidade, a condição precária dos veículos e constantes quebras de ônibus durante seus percursos são alguns dos diversos problemas constatados.
O transporte público de Honório Bicalho e região emergiu como ruim ou péssimo, destacando-se de forma negativa na opinião de parte dos moradores devido aos atrasos e falta de organização na frota de ônibus, com a empresa não substituindo veículos para cobrir os atrasos; má condição dos veículos, com problemas como falta de ar condicionado, superlotação e constantes quebras durante as viagens; falta de informações claras sobre horários, rotas e tarifas, aumentando a sensação de insatisfação dos usuários; e o alto custo das passagens, combinado com a má qualidade do serviço, gerando uma sensação de injustiça por parte dos passageiros.
Mesmo com a chegada de novos ônibus, o que se percebe conforme relatos acerca da prestação de serviços de transporte público em Nova Lima, Rio Acima e Raposos, destacando Honório Bicalho é que necessita-se de mais investimento em infraestrutura, ampliação da frota, melhoria da qualidade dos veículos, aumento da frequência dos ônibus e mais transparências na gestão do transporte público, destacando-se que, o transporte coletivo em Nova Lima, Rio Acima e Raposos é uma questão socioambiental e econômica que afeta a qualidade de vida dos moradores e requer soluções urgentes para melhorar a mobilidade urbana e o bem-estar da população, principalmente de Honório Bicalho.
Sábado, 17 de maio, passageiros de Honório Bicalho e região ficaram à beira de rodovia devido à quebro de ônibus. O Repórter de Rua, do Frequência Digital Web TV acompanhou a situação e o descontentamento dos passageiros.
As reclamações podem ser sobre diversos aspectos do serviço, incluindo:
- Descumprimento do quadro de horários.
- Estado de conservação dos veículos.
- Superlotação.
- Excesso de velocidade.
- Recusa de passageiro.
- Imprudência do motorista.
- Descumprimento do itinerário.
- Outros problemas.
Ao registrar a reclamação, é importante fornecer o máximo de detalhes possível para que a análise seja mais eficiente. Se possível, incluir fotos ou vídeos que possam comprovar a situação.
Mesmo com chegada de ônibus novos, moradores de Honório Bicalho, Rio Acima e Raposos, sofrem com o transporte coletivo. Em muitos casos, além de péssima conservação, muitos ônibus quebram, deixando passageiro
Os usuários podem acessar o site do DER-MG para fazer solicitações, sugestões, ocorrências ou reclamações.
Para casos mais complexos ou se o usuário não estiver satisfeito com o retorno da Ouvidoria, pode acionar a Ouvidoria do DER/MG, como indicado aqui: https://www.mg.gov.br/servico/registrar-solicitacao-sugestao-ocorrencia-ou-reclamacao-sobre-transporte-coletivo-da-regiao