Desigualdade socioeconômica por meio de “Pizza”

Economia e Negócios

Pesquisadores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), em São Paulo, medem desigualdades de renda dos paulistanos utilizando preço da pizza de muçarela.

A pizza é, praticamente, um dos alimentos mais preferidos dos paulistanos, em especial à de muçarela, o que a levou se transformar em instrumento de pesquisadores da Fatec Sebrae para medir as desigualdades socioeconômicas em São Paulo. O índice Mozarela foi inspirado no “Índice Big Mac” da revista “The Economist”. O Índice analisa 96 bairros de São Paulo, capital, comparando o preço da pizza de muçarela com a renda média dos moradores da região.

Ao utilizar da pizza de muçarela como parâmetro de poder de compra da população de São Paulo, os pesquisadores puderam constatar, através do consumo do produto, desigualdades socioeconômicas, evidenciando disparidades de renda e vulnerabilidades sociais e econômicas.

Ao avalia o preço de uma pizza de muçarela em diversas pizzarias de São Paulo, na capital se pode comparar e constatar a renda da população local por meio das práticas de preços do produto, contrastando esses preços com a renda média das famílias de cada bairro. O objetivo da Pesquisa é o de mostrar que se um bairro paga “barato” ou “caro” pelo produto, não apenas em termos de preço nominal, mas também em relação à renda local.

Ao comparar o preço de uma pizza de muçarela em diferentes bairros de São Paulo, a pesquisa revelou disparidades de renda. A diferença de preços entre os bairros de melhor poder socioeconômico e os mais vulneráveis demonstrou como a acessibilidade a produtos considerados básicos varia de acordo com a renda familiar.

Em suma, o “Índice Mozarela”, em São Paulo, compara o preço da pizza de muçarela em diferentes bairros para evidenciar a disparidade de renda da população. Além disso, o tema envolve impactos e ações acerca da problemática da desigualdade social e econômica que assola os estados brasileiros, incluindo São Paulo.

Sem-nome-1200-x-800-px-1 Desigualdade socioeconômica por meio de “Pizza”

Dia da Pizza Solidário

O “Dia da Pizza Solidário” é uma ação beneficente realizado em um dia próximo ao Dia Mundial da Pizza, em que mais de 40 pizzarias doam 100% da venda da pizza Margherita para o Instituto Rizomas, que oferece contraturno escolar, aulas de português, matemática e inglês, e programas culturais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outras 

A ação, que em 2025 arrecadou R$ 76.728, busca aumentar a arrecadação e o número de participantes a cada ano. A ação não acontece no dia exato do Dia Mundial da Pizza (10 de julho), mas em um domingo próximo. Em 2025, foi realizado em 13 de julho. Pizzarias de diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras, participam da iniciativa, que tem um número crescente de estabelecimentos participantes a cada ano. Atualmente, mais de 40 estabelecimentos participam do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *